topbella

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

NA FORMA DA LEI



Na Forma da Lei é um seriado brasileiro exibido pela Rede Globo. A atração tem a autoria de Antônio Calmon, a colaboração de Leandra Pires e Guilherme Vasconcelos e a direção-geral e de núcleo de Wolf Maya. Estreou em 15 de junho de 2010, na segunda faixa de shows da emissora.
Justitia quae sera tamem. A mensagem na lápide de Eduardo Moreno traduz o fio principal da história do seriado Na Forma da Lei. Eduardo é covardemente assassinado e o culpado, filho de um político influente, permanece impune.
 Os cinco amigos do rapaz, que presenciam o homicídio, querem fazer justiça, ainda que tardia. A promotora Ana Beatriz Tavares de Macedo, o juiz Célio Rocha, o advogado Edgar Mourão, a delegada Gabriela Guerreiro e o jornalista Ademir Rodrigues se reencontram anos depois e acreditam que ainda podem fazer Maurício Viegas pagar pelo crime que cometeu. A cada episódio, uma cartela de crimes acontece, muitos deles de certa forma ligados ao grande vilão da trama, Maurício. Os cinco amigos justiceiros intervêm nas investigações e desencadeamentos desses crimes, tentando vingar a morte de Eduardo. No entanto, embora a trama de todo o seriado envolva a corrida por tentar punir Maurício, as histórias dos episódios são independentes, com começo, meio e fim.
É maio de 2003. Eduardo e Ana Beatriz comemoram o noivado em uma grande festa “rave”, ao lado dos amigos Célio, Edgar, Gabriela e Ademir. São todos estudantes de Direito da mesma faculdade. O casal de noivos está se divertindo, quando Maurício se aproxima. Ana Beatriz o apresenta para seu namorado como amigo de família, mas Maurício faz questão de dizer que também já foi noivo de Ana. O que Eduardo não sabe é que o rapaz é obcecado por ela. Edgar percebe a movimentação e, por conhecer Maurício e seu histórico, trata logo de interromper a conversa dos três e relembrar ao colega que ele tem ordem judicial para não se aproximar de Ana Beatriz. Diz ainda que seu pai, o Senador João Carlos Viegas, não gostaria que ele arrumasse confusão. Enquanto Edgar conversa com Maurício, Célio (Leonardo Machado) retira Eduardo e sua noiva do local.
Na saída, no entanto, os estudantes são interceptados pelos amigos de Maurício. Começa a violência. Enquanto Ana Beatriz grita por ajuda, Eduardo é agredido sem chance de se defender. Todos entram na briga para tentar impedir que o pior aconteça, mas Maurício dá o golpe final, matando o noivo de sua ex. Eles fogem, enquanto Ana Beatriz, ao lado dos amigos, se desespera e chora, abraçando o corpo de Eduardo. 



Dois anos depois, em dezembro de 2005, ocorre a formatura dos alunos de Direito. Gabriela, oradora da turma, vai ao microfone e dedica a cerimônia a Eduardo Moreno, covardemente assassinado. Em um discurso comovente, ela conta que, embora o culpado pelo crime tenha sido inocentado, agora, formados, eles não podem deixar de acreditar que as leis devem ser respeitadas e não manipuladas pelo poder político ou econômico. Todo o auditório a aplaude.

Cinco anos depois, em setembro de 2010, Anselmo leva Denise amordaçada para uma mureta escura. Ele diz que a única forma de escapar é rezar pedindo perdão pelos pecados e entrega um terço à moça. Ela, desesperada, não consegue rezar e, de joelhos, é assassinada. A polícia se aproxima. Anselmo não consegue tirar o terço enroscado na mão de Denise e foge. Ademir, que se tornou jornalista investigativo, cobre o crime e descobre que por trás da sujeira está Maurício. O terço na mão de Denise (Ellen Roche) remete a outro assassinato que pode ter sido cometido pela família Viegas, em que o morto também tinha o objeto nas mãos e ligações fortes com o Senador.
Rapidamente, Ademir liga para seus amigos de faculdade. Ana Beatriz (Ana Paula Arósio) se tornou promotora. Célio, juiz. Gabriela, delegada federal. Edgar, advogado. Agora, juntos, eles têm novamente a chance de tentar fazer justiça pela morte de Eduardo. E, baseado em artifícios legais, vão buscar fazer com que Maurício pague pelos crimes cometidos.

0 comentários:

Postar um comentário